domingo, 31 de maio de 2015

Autor de 'Babilônia' quer Ganhar de 'I Love Paraisópolis'

Gilberto Braga na coletiva de lançamento da novela Babilônia
Foto: Fábio Rocha/TV Globo

Por Redação 'Da Tevê'

Perguntado pelo jornalista Zean Bravo, qual presente gostaria de ganhar no seu aniversário de 70 anos, o autor Gilberto Braga confessou que seu desejo era que sua novela 'Babilônia' vencesse 'I Love Paraisópolis' na audiência. Recém estreada, a trama das 7 assinada por Alcides Nogueira e Mário Teixeira vence quase que diariamente a novela das 9, tanto nas médias, quanto nos picos e nas participações dos televisores ligados.

Em entrevista ao jornal O Globo, Gilberto Braga contou como está se sentindo com os péssimos resultados de Ibope de Babilônia pelo país, das repercussões negativas dos vilões, do beijo gay entre duas senhoras octogenárias vividas por Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg, do excesso de sexo e da escassez de romance nos enredos da trama. 

O pai de mega-sucessos como 'Dancy Days', 'Vale Tudo' e 'Anos Dourados' foi humilde ao concordar que seu folhetim atual foi concebido com histórias fortes envolvendo cafetão e garota de programa, protagonista viciada em sexo, entre outras polêmicas; mas ele apontou que só foram podá-lo depois que a novela estava no ar, já sofrendo uma enxurrada de críticas negativas; e que a direção da Globo poderia ter evitado a rejeição antes, quando a sinopse foi entregue a emissora há anos atrás para ser previamente analisada, visando eventuais ou pontuais correções.

Ainda assim, o novelista admitiu que tem esperanças em reverter o jogo e ganhar o interesse do público nos próximos capítulos, que segundo ele, são entregues agora com pouca frente para as gravações, semelhante ao modo Manoel Carlos de fazer novelas. Braga não quer se aposentar, nem deseja que essa seja sua última novela, e diz ter feito várias concessões no texto, trocando seu estilo mais refinado por um tom mais popular.

Embora tenha criticado o retrocesso moral dos telespectadores, fato alardeado como maior causa do fracasso de Babilônia, assumiu que a trama central, aquela que envolve Beatriz, Inês e Regina tem pouco enredo para contar, no entanto nas tramas paralelas sobram histórias para tecer até meados de Agosto.

Gilberto Braga falou que quer ser um autor de sucesso, e não deseja chocar ninguém que liga no canal às 21h para assistir seu trabalho. Quando percebeu que não estava agradando, partiu para as mudanças no texto.

O único erro que o escritor global não comentou, não lembrou, ou ignorou é o fato do casal de protagonistas, Regina e Vinícius serem tão insuportáveis, moralistas, chatos, sem nenhum carisma. Restou apenas torcer pela briga entre as ardilosas Inês e Beatriz. Aquela patrulha dos bons costumes de Regina que grita em todas as cenas, dando lições didáticas do que é certo e errado não cola para uma barraqueira da pior espécie que ela é.

Share/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário